Lazer e esporte para crianças e adolescentes acolhidas institucionalmente

Autores

  • I. S. Silva Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • P. C. Magalhães Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • T. C. V. Braga Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

Palavras-chave:

Esporte, Lazer, Crianças, Adolescentes, Acolhimento

Resumo

O presente estudo buscou explicitar uma problematização existente na realidade de crianças e adolescentes em estado vulnerável com rompimento social acolhidas institucionalmente, levando em consideração os problemas vinculados à estrutura familiar e os locais de moradia. O estudo tem como proposta discorrer sobre os benefícios de inserção do lazer e do esporte nas instituições que acolhem crianças e adolescentes com o intuito de proporcionar vivências recreativas e esportivas. Como questão norteadora do estudo: como as práticas do lazer e do esporte contribuem para amenizar o impacto do rompimento social sofrido pelas crianças e adolescentes? E o que o Profissional de Educação Física pode oferecer para que as práticas contribuam no desenvolvimento desses sujeitos?Para tal, utilizamos como suporte metodológico, o tipo de estudo transversal, de cunho descritivo e abordagem qualitativa, nos quais serão discutidos conceitos e ideias através da pesquisa bibliográfica com revisão de literatura, com exposição da relação do sujeito com a realidade, demonstrando o processo como foco principal do estudo conferindo significado na interpretação das informações.

Referências

AURÉLIO, Dicionário. Esporte. Disponível em: https://dicionariodoaurelio.com/esporte. Acesso em: 16 de outubro de 2018.

ALVES, Marcelo Paraíso, MAGALHÃES, Paulo Celso, SEVERINO, Cláudio Delunardo. Lazer e esporte para crianças e adolescentes acolhidos: Possibilidades de intervenção social. Cadernos uniFOA, Volta Redonda, Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA, Brasil, v. 13, n. 37, 2018.

BRASIL. LEI 8.069 (1990). Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF: Senado, 1990. Disponível em: http:www.planalt.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm Acesso em: 10 de outubro de 2018. Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Desenvolvimento Social e Combate à Fome no Brasil: balanço e desafios. Brasília, DF: MDS; Secretaria de avaliação e Gestão da Informação, 2010.

BRASIL. Política Nacional de Assistência Social. Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social: Brasília, 2004.

BRASIL. Lei Federal nº 8.069-1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA e Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS. Orientações técnicas para os serviços de acolhimento para crianças e adolescentes. Brasília, fevereiro de 2008.

DAOLIO, Jocimar. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP. Autores associados, 2004 (coleção polêmicas do nosso tempo).

GAMA, Alessandra Saldanha. Estatuto da criança e do adolescente: esquematizado: Lei 8.069/90, atualizado conforme a Lei Nacional de Adoção 12.010/09. Rio de Janeiro: Ferreira, 2010. 272P.

HÖFLING, Eloisa De Mattos. Estado e políticas públicas sociais. Cadernos Cedes, nº 55, ano XXI, novembro, 2001.

OLIVEIRA,Antônio Alderenik.Lazer para as minorias sociais: um desafio para os municípios diálogo e interação.Disponível em: http://www.faccrei.edu.br/dialogoeinteracao/ Acesso em: 10 de outubro 2018.

PAULA, Andre Luis Andrade. Esporte para jovens acolhidos em abrigos institucionais: um meio para inclusão social. 129. Dissertação – Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, 2011.

SOUZA, Luís Gélisson N.O conceito de lazer e seus vários estudiosos. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/o-conceito-de-lazer-e-seus-variosestudiosos/16030/ Acesso em: 17 de outubro de 2018.

Silva, Christie Dinon Lourenço; Denardi, Raquel Cristina; Becker, Ana Paula Sesti; Delvan, Josiane da Silva. A Psicologia nos serviços de acolhimento institucional e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.Pesquisas e Práticas psicossociais.Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ppp/v10n1/05.pdf Acesso em: 11 de outubro de 2018.

TUBINO, Manoel José Gomes. Teoria geral do esporte. São Paulo, Ibrasa, 1987.

UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/activities_21960.html. Acesso em: 19 de outubro de 2018.

Downloads

Publicado

11.08.2023