Um estudo de revisão sobre duas estratégias metodológicas para o ensino do esporte na infância

Autores

Palavras-chave:

Metodologia de ensino, Infância, Esporte, TGfU, Sport Education

Resumo

A atividade esportiva infantil vem sendo um grande alvo de estudos e aprofundamentos científicos, buscando outras perspectivas de entender esse fenômeno, tanto no que diz à técnica dos esportes coletivos, quanto no cenário socioeconômico e midiático que os envolvem. A partir de observações pessoais nas experiências advindas de atividades nos estágios supervisionados envolvendo atividades de futsal, perceberam-se os problemas referentes ao ensino e a prática esportiva nos aspectos socioculturais. Como ensinar para além de técnica e treinamento? Sem ser limitante, levando em consideração o processo histórico-cultural onde os indivíduos estão inseridos? Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar diferentes estratégias metodológicas para o ensino do esporte infantil a partir dos autores que referendam sua função social, política e cultural no processo de desenvolvimento humano. Como estratégias metodológicas, utilizamos as concepções de métodos tradicionais, pedagógicos, concepções do Teaching Games for Understanding (TGFU) e do Sport Education (SE). Para esse estudo descritivo utilizou-se as técnicas da revisão bibliográfica e relatos de autores sobre o fenômeno descrito. Dentre os principais resultados, observa-se uma tendência pedagógica às metodologias crítico-superadoras balizadas pelas teorias construtivistas, que consideram o aprendiz um protagonista da própria aprendizagem colocando-o no centro do processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado

19.10.2023

Edição

Seção

Corpo, Cultura e Escola

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