Um estudo de revisão sobre duas estratégias metodológicas para o ensino do esporte na infância
Palavras-chave:
Metodologia de ensino, Infância, Esporte, TGfU, Sport EducationResumo
A atividade esportiva infantil vem sendo um grande alvo de estudos e aprofundamentos científicos, buscando outras perspectivas de entender esse fenômeno, tanto no que diz à técnica dos esportes coletivos, quanto no cenário socioeconômico e midiático que os envolvem. A partir de observações pessoais nas experiências advindas de atividades nos estágios supervisionados envolvendo atividades de futsal, perceberam-se os problemas referentes ao ensino e a prática esportiva nos aspectos socioculturais. Como ensinar para além de técnica e treinamento? Sem ser limitante, levando em consideração o processo histórico-cultural onde os indivíduos estão inseridos? Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar diferentes estratégias metodológicas para o ensino do esporte infantil a partir dos autores que referendam sua função social, política e cultural no processo de desenvolvimento humano. Como estratégias metodológicas, utilizamos as concepções de métodos tradicionais, pedagógicos, concepções do Teaching Games for Understanding (TGFU) e do Sport Education (SE). Para esse estudo descritivo utilizou-se as técnicas da revisão bibliográfica e relatos de autores sobre o fenômeno descrito. Dentre os principais resultados, observa-se uma tendência pedagógica às metodologias crítico-superadoras balizadas pelas teorias construtivistas, que consideram o aprendiz um protagonista da própria aprendizagem colocando-o no centro do processo de ensino e aprendizagem.
Referências
BARBANTI, Valdir. O que é esporte? Revista Brasileira De Atividade Física & Saúde.v.11. Abril, 2012.
BOLONHINI, S. Z.; PAES, R. R. A Proposta Pedagógica Do Teaching Game For Understanding: Reflexões sobre a iniciação esportiva. Pensar a Prática, v. 12, n. 2, 18 maio 2009.
COSTA, LCA da; RESENDE, R.; SOUZA, V. de FM de; FLORES, PP; ANVERSA, ALB; CONTESSOTO, LC; NASCIMENTO, JV do. O Modelo de Educação Desportiva como possibilidade de formação: uma experiência de formação inicial em Educação Física. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 9, n. 8, 2020. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5556>. Acesso em: 14 ago.2020.
DAOLIO, Jocimar. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a educação física. Movimento, Ano 2, nº 2, junho,1995.
FAGUNDES, Felipe Menezes; RIBAS, João Francisco Magno. Princípios pedagógicos do modelo teaching games for understanding: uma visão praxiológica sobre o ensino para compreensão do esporte. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01-22, jun. 2020. ISSN 2175-8042. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e67040/43455>. Acesso em: 10 ago. 2020.
GALATTI, Larissa Rafaela. FERREIRA, Henrique Barcelos. Silva. YLANE, Pinheiro Gonçalves. PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte: Procedimentos pedagógicos aplicados aos Jogos Esportivos Coletivos (JEC). Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 6, ed. especial, p. 397-408, jul. 2008.
GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e a aplicação das teorias acerca dos Jogos Esportivos Coletivos (JEC) em escolas de esportes: O caso de um clube privado de campinas – SP. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas. v.5, n.2, p.31-44, 2007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637877/5568. Acesso em: 19/06/2020.
GALATTI, Larissa Rafaela; REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues; SEOANE, Antonio Motero. Pedagogia do esporte: Tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos (JEC). Rev. Educ. Fís/UEM, v. 25, n. 1, p. 153-162, 2014.
Geertz, C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1989.
GIL, A; HARVEY, S; CÁRCELES, A; PRÁXEDES, A. DEL VILLAR, f. Impact of a hybrid TGfU- Sport Education unit on student motivation in physical education. PLOS ONE. 12(6). 2017.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas. 6.ed. São Paulo, 2019.
GONÇALVES, Vagner Eduardo. As Implicações Pedagógicas E Metodológicas Do Ensino Do Futsal Como Meio De Iniciação Esportiva: Uma Revisão De Literatura. Tcc (graduação) -Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191395. Acesso em: 2/02/2020.
GRACA, Amândio; MESQUITA, Isabel. A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos desportivos. Rev. Port. Cien. Desp., Porto, v. 7, n. 3, p. 401-421, dez. 2007. Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645- 05232007000300014&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 27 set. 2020.
HIRAMA, L. K; JOAQUIM, C. DOS S.; COSTA, R. R.; MONTAGNER, P. C. Propostas interacionistas em pedagogia do esporte: aproximações e características. Conexões, v. 12, n. 4, p. 51-68, 30 dez. 2014. Disponível: https://doi.org/10.20396/conex.v12i4.1672. Acesso em: 25/06/2020.
KAO, CC. Desenvolvimento de habilidades de coesão de equipe e colaboração sustentada com o modelo de educação esportiva. Sustentabilidade. 2019; 11 (8). Disponível em: <https://doi.org/10.3390/su11082348>. Acesso em: 17 de agosto de 2020.
KI ZERBO, Joseph. História da África Negra. 1.ed. Europa – América, 1999. Mandigo, J.; & Corlett, J. Jogos didáticos para entender o quê? O papel do TGfU no desenvolvimento da alfabetização física. Em JI Butler & LL Griffin (Eds.), Mais jogos de ensino para a compreensão. Movendo-se globalmente. HAMPAIGN. IL : Human Kinetics. p. 69–78, 2010.
Memmert D, Almond L, Bunker D, Butler J, Fasold F, Griffin L, Hillmann W, Hüttermann S, Klein-Soetebier T, König S, Nopp S, Rathschlag M, Schul K, Schwab S, Thorpe R, Furley P. Top 10 Research Questions Related to Teaching Games for Understanding. Res Q Exerc Sport. 2015;86(4):347-59. doi: 10.1080/02701367.2015.1087294. Epub 2015 Oct 9. PMID: 26452580; PMCID: PMC4873720.
PAIXÃO J. Estudo dos métodos de ensino dos jogos coletivos esportivizados de 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Campinas SP. 2009.
POMBO, Menezes Rafael; RODRIGUES, Marques Renato Francisco; NUNOMURA, Myrian. Especialização esportiva precoce e ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento. v.20, n.1, p. 351-373, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115329361017. Acesso em: 16/06/2020.
REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. Phorte. São Paulo, 2009. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt- BR&lr=&id=_jjnDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT7&dq=REVERDITO,+R.+S.%3B+SCAGLI A,+A.+J.+Pedagogia+do+esporte:+jogos+coletivos+de+invas%C3%A3o&ots=GgtJ4 WYgjc&sig=C9k5gBQ4IuTC0xuHVBJq5bNn23M#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 25/06/2020.
ROMÃO, Emerson Junio Rezende. BARBOSA, Paulo Victor da Silva. MOREIRA, Mairon César. Revista de Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Verde. Três Corações, v. 7, n. 1, 2017, p. 80-96.
ROSE, Dante De Jr. El al. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Artmed Editora, 2 Ed. S.A., 2009.
PAES, Roberto Rodrigues. et al. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. P 73-82, 2009.
TEOLDO, I; GRECO, P.J.; MESQUITA, I.; GRAÇA, A.; GARGANTA, J. O Teaching Games for Understanding (TGFU)(TGfU) como modelo de ensino dos jogos desportivos coletivos. Revista Palestra, v. 10, p. 69-77, 2010.
VARGAS, Tairone Girardon et al. A experiência do sport education nas aulas de educação física: utilizando o modelo de ensino em uma unidade didática de futsal. Movimento (ESEFID/UFRGS). Porto Alegre, p. 735-748, set. 2018. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/79628>. Acesso em: 17 ago. 2020.
VIOLA, G.; PAES, R.; GALATTI, L.; RIBEIRO, S. Pedagogia do esporte e autonomia: um estudo em projeto social de educação não formal. Pensar a Prática, v. 14, n. 3, 26 dez. 2011.
ZARATIM, Samuel. Aspectos socioculturais do futsal. Revista eletrônica de educação da faculdade Araguaia, 2012. Disponível em: http://www.fara.edu.br/sipe/index.php/renefara/issue/view/volume%202%20n%c2%b a%201 acesso em: 22/02/2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Congresso de Educação Física de Volta Redonda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.