Exergames

uma possibilidade nas aulas de Educação Física escolar

Autores

  • L. C. C. Fonseca Júnior Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • T. V. C. Andrade Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

Palavras-chave:

Exergames, Educação Física escolar, Adolescência

Resumo

A Educação Física pode usufruir da evolução tecnológica ao utilizar os exergames como modo alternativo para uma aula prática em dias de chuva ou com temperatura muito elevada. Por esta razão, o objetivo desse trabalho será apresentar os exergames como ferramenta alternativa nas aulas de Educação Física escolar. Com o objetivo de esclarecer os fundamentos desta prática foi realizado um breve histórico sobre as gerações de consoles já lançados, relatado em três artigos e pesquisas passadas sobre a possibilidade dessa atividade na Educação Física escolar, e buscando comprovar a viabilidade de implementação dos exergames foi traçado o perfil dos alunos de ensino fundamental dos anos finais. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi uma revisão bibliográfica de caráter quantitativo e cunho exploratório, devido à escassez de obras publicadas com o tema abordado. Portanto, concluímos que a utilização dos exergames como prática alternativa é algo viável devido à aceitação de professores e alunos como apresentado nas pesquisas analisadas, vale ressaltar que o alto custo para investir nessa ferramenta seria um entrave para escolas com dificuldades financeiras. Cabendo ao professor, se possuir o equipamento necessário, levá-lo a escola para aulas práticas experimentais, detectando assim a aceitação dos alunos quanto ao uso da ferramenta.

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Publicado

10.08.2023