Educação física escolar e interculturalidade

um possível diálogo sobre a inclusão

Autores

  • G. T. Erbiste Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • M. P. Alves Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

Palavras-chave:

Educação física, Interculturalidade, Educação básica

Resumo

O presente trabalho tem como intenção discutir a noção de interculturalidade na ação do professor de Educação Física na educação básica. Tal discussão se justifica pela necessidade de minimizar a exclusão existente nas aulas de Educação Física: gênero, sexualidade, raça, religiosidade, dentre outras. Desconsiderar tal perspectiva pode reduzir a ação do professor a uma prática centrada no caráter anátomo-fisiológico ou a redução das ações dos(as) estudantes ao mero gesto técnico e desportivo, priorizando a classificação e hierarquização dos estudantes. Como questão norteadora o estudo busca responder o seguinte questionamento: Até que ponto a perspectiva da Interculturalidade auxilia na discussão de processos de inclusão? Metodologicamente, optamos pela revisão bibliográfica, buscando as noções de ecologia dos saberes e ecologia dos reconhecimentos como elementos fundantes na problematização das práticas colonialista e patriarcais oriundos da sociedade contemporânea. Consideramos que as discussões apresentadas no desenvolvimento do trabalho poderão contribuir para a prática docente do professor de Educação Física que atua na Educação Básica.

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Publicado

09.08.2023