Educação física escolar e atividade física extra-escolar

seus aspectos na infância e adolescência

Autores

  • F. B. P. Fabiano Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • K. M . Pereira Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • J. S. Paulo Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • A. B. O. Saldanha Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

Palavras-chave:

Atividade física, Motivação, Atividade física extra-escolar, Educação física escolar

Resumo

É de conhecimento literário que a aula de educação física escolar é essencial e capaz de contribuir para o desenvolvimento motor, integração social, desenvolve a autoconfiança e outros diversos benefícios, pois estimula a pratica de atividades físicas também no meio extra-escolar. Está prática faz com que o aluno vá aprendendo a importância de uma vida saudável e equilibrada favorecendo a melhora em sua qualidade de vida.Contudo há ciclos escolares, dos quais os alunos demonstram maior interesse e motivação,visto que as informações transmitidas são inéditas,atraentes e atendem as suas expectativas. Diante disso, o estudo buscou analisar através de revisão bibliográfica de artigos, possíveis razões das quais as crianças se interessam tanto pela atividade física no meio escolar e extra-escolar, enquanto os adolescentes tem maior adesão na atividade extra-escolar considerando sua maturidade e objetivos voltados a maior sociabilidade em ambientes diferentes dos habituais e também a busca pela estética, aptidão física e saúde.

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Publicado

09.08.2023