Desafios da educação inclusiva do autista na perspectiva da comunidade escolar

Autores

  • D. S. Santos Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • R. R. de Almeida Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • M. C. Tommaso Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Autismo, Comunidade escolar

Resumo

A inclusão dos autistas nas redes regulares de ensino tem amparo legal e, sob a ótica da equidade, busca garantir direitos fundamentais como o da educação. O presente trabalho tem como âmago denotar os desafios encontrados pela comunidade escolar (gestores, professores, alunos e familiares) para a inclusão destes estudantes, por meio da pesquisa bibliográfica e observações no campo de estágio supervisionado em Educação Física Escolar. A pesquisa propiciou a percepção das dificuldades encontradas para a inclusão sob diferentes perspectivas e possibilitou o entendimento, ainda que sucinto, das características do aluno com Transtorno do Espectro Autista. O estudo reflete sobre possibilidades de intervenção em prol da melhoria na qualidade do ensino/aprendizagem. Conclui-se que o processo de inclusão será genuíno quando houver uma mudança na estrutura do ensino regular, e dela se faça um espaço democrático e competente para garantir a todos, independentemente das diferenças, um ensino de qualidade para o desenvolvimento integral dos alunos com deficiência.

Referências

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Publicado

09.08.2023

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