A inserção da tecnologia digital como proposta pedagógica nas aulas de educação física escolar

Autores

  • T. C. V. Braga Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Y. F. Teixeira Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • D. R. C. de Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • P. C. Magalhães Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

Palavras-chave:

Tecnologia digital, Educação Física, Escola

Resumo

Vivemos, atualmente, na Era Digital, os celulares estão presentes na escola, já faz parte da cultura dos sujeitos que ali frequentam. É visível que a tecnologia está cada vez mais presente nas aulas de Educação Física Escolar. Considerando tais apontamentos, o estudo apontou algumas questões: Será que o uso dos aplicativos educacionais se tornaram uma ferramenta didática que contribui para o contexto escolar? Será que a Educação Física, área tida como exclusivamente prática, também carece se ajustar desses recursos tecnológicos em suas aulas? A partir desses questionamentos, surgiram os objetivos que consistiu em identificar como a tecnologia digital está sendo inserida nas aulas de Educação Física Escolar, apontar quais mudanças ocorreu com o uso do celular na escola na expectativa de distinguir as alterações geradas nas atividades pedagógicas e discorrer sobre a implantação da tecnologia digital como proposta pedagógica nas aulas de Educação Física. A pesquisa se baseou em uma revisão bibliográfica de caráter exploratório qualitativo, no período de 20013-2018 onde foram selecionados 24 artigos baseados em estudos originais. Esperamos que o presente estudo possibilite a compreensão da inserção da tecnologia nas aulas de Educação Física Escolar abrindo para mais debates em prol da temática oportunizando novas pesquisas nesta área.

Referências

ALENCAR, Gersica Agripino et al. WhatsApp como ferramenta de apoio. Pernambuco: [s.n.], 2015. 9 p.

ALONSO, Katia Morosov et al. Aprender a Ensinar em tempos de cultura digital. [S.l.:s.n.], 2014. 17 p.

BAVARESCO, Ana Paola; MULLER, Liziany; RECH, Aline Pereira de Arruda.Contribuição do Objeto Digital de Aprendizagem "Futsal Rived" no Processo de Ensino-Aprendizagem de Educação Física. Santa Maria RS: [s.n.], 2013. 10 p.

BENTO, Maria Cristina Marcelino; CAVALCANTE, Rafaela dos Santos. Tecnologias Móveis em Educação: O uso do Celular na sala de aula. Lorena SP: [s.n.], 2013. 8 p.

CHIOFI, Luiz Carlos; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan. O Uso das tecnologias digitais como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. Londrina PR:[s.n.], 2014. 9 p.

DE MORAIS, Suzane Silva Rodrigues. Tecnologia e Educação. CEFET MG: [s.n.], 2017.6 p.

FERREIRA, Aline Fernanda. Os Jogos Digitais como Apoio Pedagógico nas Aulas de Educação Física Escolar Pautadas no Currículo do Estado de São Paulo. Rio Claro SP: [s.n.], 2014. 129 p.

FRANCO, Laercio Claro Pereira. Jogos Digitais Educacionais nas Aulas de Educação Física: Olympia, um Video game sobre os Jogos Olímpicos. Rio Claro SP: [s.n.],2014. 166 p.

GINCIENE, Guy; MATHIESEN, Sara Quenzer. Deve-se utilizar as tecnologias da informação e comunicação em aulas de Educação Física? Rio de Janeiro RJ: [s.n.],2014. 18 p.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Pnad (2015). Brasil: [s.n.], 2015. x p.

MORÁN, José. Mudando a Educação com Metodologia Ativas. São Paulo SP: [s.n.],2015. 19 p.

MARTIN, Livia da Silva Neiva; TOSCHI, Mirza Seabra. Celular Na Escola: Usos e Desafios Pedagógicos. Goiás: [s.n.], 2014. 18 p.

SILVA, Geane Araujo. O Uso do Celular na Escola: Um Relato de Experiência Sob Foco de Seus Problemas e Suas Potencialidades. Campina Grande PB: [s.n.], 2014.41 p.

TAHARA, Alexander Klein; DARIDO, Suraya Cristina. Proposta de unidade didática acerca das práticas corporais de aventura, trilhas interpretativas, educação física escolar e tecnologias de informação e comunicação (TIC). [S.l.: s.n.], 2014. 14 p.

TORI, Romero. Tecnologia e Metodologia para uma Educação sem distância. São Paulo: [s.n.], 2015. 12 p.

ZYLBERBERG, Tatiana Passos; BEZERRA, Fabricio Leomar Lima. Juventude e Internet: Possibilidades de "Criar" Educação Física. Ceará: [s.n.], 2013. 27 p.

Downloads

Publicado

08.08.2023