Gênero e educação física escolar

a visão de alunas universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cedvr.2178.6.2025

Palavras-chave:

Gênero, Educação Física, Meninas, Igualdade

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar as percepções de alunas do curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA sobre a questão de gênero no ambiente escolar, com ênfase na participação das meninas nas aulas de Educação Física. Por meio da aplicação de um questionário estruturado com dez questões fechadas, buscou-se compreender de que maneira estereótipos de gênero se manifestam nas práticas pedagógicas e afetam a vivência das alunas nesse componente curricular. Participaram da pesquisa 17 discentes regularmente matriculadas nos cursos de licenciatura, bacharelado e área básica de ingresso. Os resultados indicaram a presença de incentivo desigual por parte dos docentes, direcionamento de atividades a depender do gênero, desconforto em interações com colegas e episódios de exclusão e constrangimento. As participantes demonstraram rejeição à separação de turmas por gênero e sugeriram medidas para tornar as aulas mais equitativas. Conclui-se que as práticas pedagógicas da Educação Física ainda refletem desigualdades de gênero, reforçando a necessidade de uma atuação docente crítica, inclusiva e comprometida com a superação desses estereótipos.

Biografia do Autor

Cláudio Delunardo Severino, UniFOA

Docente do curso de Educação Física do UniFOA

Alice Romão Coelho, Unifoa

Discente do curso de Educação Física do UniFOA

Vivyan Lys de Laffitte Alves Pereira Arruda Dias, UniFOA

Discente do curso de Educação Física do UniFOA

Oscar Campos Gonçalo, UniFOA

Discente do curso de Educação Física do UniFOA

Luana Carvalho Costa Silva, UniFOA

Discente do curso de Educação Física do UniFOA

Crystian dos Santos Souza, UniFOA

Discente do curso de Educação Física do UniFOA

Referências

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Publicado

01.09.2025

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