Gênero e educação física escolar
a visão de alunas universitárias
DOI:
https://doi.org/10.47385/cedvr.2178.6.2025Palavras-chave:
Gênero, Educação Física, Meninas, IgualdadeResumo
O presente estudo teve como objetivo investigar as percepções de alunas do curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA sobre a questão de gênero no ambiente escolar, com ênfase na participação das meninas nas aulas de Educação Física. Por meio da aplicação de um questionário estruturado com dez questões fechadas, buscou-se compreender de que maneira estereótipos de gênero se manifestam nas práticas pedagógicas e afetam a vivência das alunas nesse componente curricular. Participaram da pesquisa 17 discentes regularmente matriculadas nos cursos de licenciatura, bacharelado e área básica de ingresso. Os resultados indicaram a presença de incentivo desigual por parte dos docentes, direcionamento de atividades a depender do gênero, desconforto em interações com colegas e episódios de exclusão e constrangimento. As participantes demonstraram rejeição à separação de turmas por gênero e sugeriram medidas para tornar as aulas mais equitativas. Conclui-se que as práticas pedagógicas da Educação Física ainda refletem desigualdades de gênero, reforçando a necessidade de uma atuação docente crítica, inclusiva e comprometida com a superação desses estereótipos.
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