Natação e desenvolvimento psicomotor em crianças com transtorno do espectro autista
DOI:
https://doi.org/10.47385/cedvr.2175.6.2025Palavras-chave:
TEA, Natação, Desenvolvimento psicomotorResumo
Dentre as modalidades indicadas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a natação destaca-se como uma das práticas mais recomendadas, por suas múltiplas contribuições ao desenvolvimento integral da criança. A natação, além de promover o fortalecimento das capacidades físicas, também favorece o desenvolvimento de habilidades perceptivas, cognitivas e socioafetivas. o objetivo do presente estudo é analisar os efeitos da natação no desenvolvimento psicomotor de crianças com TEA, investigando como essa prática contribui para o aprimoramento das habilidades motoras, cognitivas e emocionais, além de promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida dessas crianças. A pesquisa se configura como uma pesquisa bibliográfica, por meio da revisão de trabalhos acadêmicos já publicados, com o objetivo de identificar, sistematizar e analisar o conhecimento produzido sobre o tema em questão. Para isso, foi realizado um levantamento teórico em bases de dados científicas, como SciELO e Google Scholar, utilizando-se os seguintes descritores: TEA, natação, autismo e desenvolvimento psicomotor. Concluiu-se que a natação deve ser considerada uma estratégia de intervenção complementar dentro do contexto multidisciplinar, contribuindo significativamente para a promoção do desenvolvimento integral de crianças com TEA. Seus efeitos positivos podem transformar a qualidade de vida dessas crianças, possibilitando maior independência, inclusão social e protagonismo em suas próprias trajetórias de crescimento.
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