Mapeamento das teses e dissertações em Educação Física sobre estágio supervisionado/ prática de ensino de 2004 a 2012 inscritas no portal periódicos da Capes

Autores

  • Ana Caroline Herculano Oliveira
  • Mônica da Silveira Torres

Resumo

Introdução: Objetivo: mapear a produção acadêmica na área de prática de ensino / estágio supervisionado, disponível no Portal Capes. Metodologia: trata o presente estudo de uma pesquisa bibliográfica. O levantamento abrangeu publicações de 2004 a 2012 com as palavras chave “estagio supervisionado” e “prática de ensino”. Um total de 444 publicações foram apresentadas para este resultado de busca realizado em 2012. Deste total apenas 73 estavam relacionadas ao estágio supervisionado/prática de ensino e 63 apresentaram, no resumo, conteúdos relacionados ao estágio supervisionado / prática de ensino. Resultados: para conduzir a análise foram estruturadas, a partir do método da Análise de Conteúdo de Bardin (2011, p.127), as categorias, Ação Docente (18%); Formação Docente (37%); Novas Tecnologias (1%) e Descrição da situação do Estágio (44%). Os resultados apresentam consenso sobre as contribuições do estágio supervisionado / prática de ensino para a formação do professor de Educação Física. Considerações finais: foi possível observar que tanto as dissertações quanto os artigos encontrados referem-se, principalmente, a descrição da situação de estágio apontando situações vivenciadas pelos estagiários no campo seguindo da importância na formação docente. Pode-se concluir que o contato do futuro profissional com o ambiente real de trabalho propicia reflexões favoráveis à construção do conhecimento.

Referências

.

Downloads

Publicado

22.12.2023

Edição

Seção

Educação Física e Políticas Públicas