Jogo

recurso pedagógico de socialização no cotidiano escolar?

Autores

  • Amanda Martins Gonçalves de Oliveira
  • Ivanete da Rosa Silva de Oliveira

Resumo

O presente estudo, realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica descritiva, de cunho predominantemente qualitativo, tem como objetivo principal analisar o papel da Educação Física no processo de socialização dos s na escola, bem como identificar as ferramentas pedagógicas adequadas que estão relacionadas às práticas docentes que podem contribuir para a formação humana dos discentes. Para promover tal análise optou-se por descrever inicialmente as particularidades e singularidades da Educação Física enquanto elemento da cultura corporal, em seguida foi demonstrado as peculiaridades da Educação Física como componente curricular e, finalmente, buscou-se apreender quais os valores que são comumente trabalhados através dos jogos, principal recurso pedagógico utilizado pelos docentes da área e sua efetiva contribuição nos aspectos socializadores que interfiram em dois dos quatro pilares da educação – aprender a ser e aprender a conviver. Dessa forma, sabendo que a práxis de professor de Educação Física é capaz de contribuir com a formação de valores, sejam atrelados aos princípios de competitividade e/ou cooperação, recomenda-se que o jogo no espaço escolar de ênfase à atuação coletiva, solidariedade, respeito ao próximo em detrimento do individualismo, da rivalidade e da deslealdade.

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Publicado

22.12.2023

Edição

Seção

Educação Física e Políticas Públicas