Dança e escola na contemporaneidade

uma relação possível?

Autores

  • Leonardo Gomes Maia
  • Marcelo Paraíso Alves

Resumo

A Educação Física ao longo de sua trajetória privilegiou a prática esportiva, contribuindo para a exclusão de determinados conteúdos, aqui neste estudo, emerge como sendo a dança na escola. Entretanto, atualmente, com a intervenção das abordagens críticas, essa área do conhecimento (EF), constrói outras intervenções pedagógicas que perspectivam possibilidades de ação no campo educacional. Partindo dessa premissa, a presente pesquisa pretende investigar como a dança tem sido utilizada como um possível conteúdo para as aulas de Educação Física Escolar (EFE). A intenção é privilegiar a seguinte problemática: Até que ponto dança está sendo privilegiada, nos debates acadêmicos, como um conteúdo a ser considerado durante as aulas? Na intenção de atingir tal objetivo, referida pesquisa optou pela revisão bibliográfica na intenção de acessar a produção científica dos últimos seis anos (2008 até os dias atuais) sobre as temáticas da prática da dança na escola. Confrontando-as com artigos que contemplem tais temas, foi realizada busca à produção científica indexada nas bases eletrônicas de dados MOVIMENTO, REVISTA
DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA USP, MOTRIZ, MOTRIVIVÊNCIA E CBCE. No total foram encontrados 11 artigos que atendiam aos critérios de inclusão. Com esta pesquisa, pretende-se levantar e contribuir com as mais recentes discussões acerca da dança e seu papel na escola, apresentando dados coletados e com base metodológica para dar maior credibilidade no assunto.

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Publicado

22.12.2023

Edição

Seção

Educação Física e Políticas Públicas

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